segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Práticas pagãs e a Teologia da Prosperidade - Rogério Lima

Práticas pagãs e a Teologia da Prosperidade


Rogério Lima
Cursando Bacharel em Teologia


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a existência das praticas pagãs nas denominações que utilizam a doutrina da prosperidade, suas origens, seus fundamentos, as criticas, testemunhos de pessoas que já frequentaram e participaram de reuniões nas igrejas que adotam este sistema, exemplos, propostas, textos bíblicos usados como referencia para suas praticas, Reuniões com temas diferentes para cada dia da semana, O que acontece em cada reunião.

Palavras-chave: Prosperidade. Denominações. Praticas. Pagãs. Igreja. Reunião. Origem.

Introdução: Este trabalho fala sobre as praticas pagãs e a teologia da prosperidade, que existe em comum entre si. A origem, as críticas feitas à teologia da prosperidade, as práticas e algumas denominações que fazem o uso dessas práticas. Foram utilizadas algumas ferramentas para pesquisas tais como: Internet, Livros, Bíblia, etc.

1.    Origem

Foi a partir dos anos 1950 que a Teologia da Prosperidade ganhou destaque durante os avivamentos de cura chamado de “healing revivals” nos Estados Unidos. Alguns especialistas associaram as suas origens ao Movimento Novo Pensamento, movimento espiritual que eclodiu nos Estados Unidos no final do século XIX enfatizando nas crenças metafísicas.
Os ensinamentos da teologia da prosperidade ganharam mais destaque no movimento Palavra da Fé no televagelismo dos anos 1980. Em meados dos anos 1990 e 2000 foi adotada por líderes influentes do Movimento Carismático, sendo promovida por missionários cristãos em todo o mundo, e obrigando à construção de grandes igrejas para atender a demanda de fiéis ao movimento. Alguns Líderes notáveis no desenvolvimento da teologia da prosperidade incluem E. W. Kenyon, Oral Roberts, T. L. Osborn e Kenneth Hagin.
Conhecida também como Evangelho da Prosperidade, baseada em interpretações não tradicionais da Bíblia como um contrato entre Deus e os humanos – se os humanos tiverem fé em Deus, Ele irá cumprir suas promessas de segurança e prosperidade. É uma doutrina religiosa cristã que defende que a benção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel.
A doutrina enfatiza a importância da inclusão pessoal, propondo que é da vontade de Deus ver seu povo feliz. A expiação (reconciliação com Deus) é interpretada de forma a incluir o alívio das doenças e da pobreza, que são vistas como maldições a serem quebradas pela fé.
As igrejas nas quais o evangelho da prosperidade é ensinado são geralmente não-denominacionais e usualmente dirigidas por um único pastor ou líder, apesar de que algumas desenvolveram redes que se assemelham a denominações. Algumas igrejas dedicam um longo tempo aos ensinamentos sobre o dízimo, o discurso positivo e a fé. Igrejas da prosperidade geralmente ensinam sobre responsabilidade financeira, apesar de que alguns jornalistas e acadêmicos têm criticado seus conselhos nessa área como enganosos.

2.    Criticas

A teologia da prosperidade tem sido criticada por líderes dos movimentos pentecostal e carismático, assim como de outras denominações cristãs. Eles argumentam que ela é irresponsável, promove a idolatria e é contrária às escrituras. Alguns críticos argumentam que a teologia da prosperidade cultua organizações autoritárias, onde os líderes controlam as vidas dos membros.
A doutrina tem seu sucesso atribuído, na Coreia do Sul, às semelhanças com a cultura xamanista tradicional (termo genericamente usado em referência a práticas etnomédicas, mágicas, religiosas e filosóficas, envolvendo cura, transe, supostas metamorfoses e contato direto entre corpos e espíritos de outros xamãs, de seres míticos, de animais, dos mortos, etc). No Ocidente, a teologia da prosperidade tem atraído seguidores das classes média e baixa e tem seu sucesso ligado às semelhanças com o fenômeno do culto à carga, à religiosidade tradicional africana e à teologia da libertação das igrejas afro-americanas.

3.    Práticas

As igrejas que pregam a Teologia da Prosperidade na verdade fazem uma mistura de protestantismo, catolicismo e religiões afro-brasileiras, muitos afirmam que essas igrejas não passam de um terreiro de macumba evangélico.
Essas denominações adotaram em seus cultos ritos católicos tais como: novenas, ramos, água benta, procissão e outras práticas de religiões afro-brasileiras com seus ritos: fita, rosa ungida, peixe orado, sabonete do descarrego, espada de são Jorge, enxofre, sal grosso, desmanche de trabalhos, invocação de espíritos da umbanda e candomblé (exu, pomba-gira, caboclo, guias, tranca-rua e outras entidades).
Muitas vezes ouvimos testemunhos de pessoas que frequentam ou frequentaram essas denominções colocando sempre a pessoa de Jesus em último plano, exaltando a denominação e não a Jesus. Nos testemunhos das pessoas escutamos sempre os mesmos discursos como: “quando eu fui para a igreja a minha vida mudou, abri o meu próprio negócio, comprei a minha casa própria, fiz uma piscina, sou empresário, comprei um sofá novo, etc.”. Jesus fica sempre em último plano.

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" – 1Timóteo 2:5.
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" - João14:6.

Podemos observar algumas práticas que só são vistas dentro dos terreiros de umbanda, macumba e candomblé, aonde as pessoas são levadas por corredores enormes e muitas vezes ajoelhadas e arrastadas, para interrogatórios aonde o suposto espírito possuidor fala e esbraveja enquanto é interrogado.
A palavra de Deus nos diz em João 8:44 - O diabo e seus demônios são mentirosos e neles não há verdade e que nos últimos dias esses espíritos falariam e ensinariam mentiras, por esse motivo qualquer movimento religioso que dá muita ênfase no que dizem os espíritos satânicos, é uma prática perigosa e antibíblica, vejamos o que nos diz as Escrituras Sagradas (Bíblia):
“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.” - 1Timóteo 4:1.

Muitas vezes nos cultos evangélicos, os pregadores da libertação chegam a invocar demônios para que se manifestem, ordenando-os a se manifestarem chamando cada um pelos nomes. Eles utilizam uma relação de nomes de orixás da umbanda e do candomblé, parecendo ser uma reunião para invocação aos demônios.
Esse tipo de conduta não é encontrado na Bíblia, nem Jesus nem os discípulos mandaram os demônios se manifestarem. Os relatos Bíblicos mostram que as manifestações foram espontâneas (Marcos 1:23,24; 3:11).  Muitas vezes os demônios se manifestavam na presença de Jesus. Quando o cristão está em Cristo Jesus o inimigo fica incomodado, porque sabe que não pode tocar no servo do Senhor Jesus.
O apóstolo Paulo já percebia essa tendência mercadológica e para combatê-la, usou uma palavra “simonia” – que significa a venda de favores divinos, bênçãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, objetos ungidos, etc. em troca de dinheiro. É o ato de pagar por sacramentos e consequentemente por cargos eclesiásticos ou posições na hierarquia da igreja, ou seja, falsificar ou mercadejar a Palavra de Deus. Alguns textos bíblicos refutam o evangelho da prosperidade, que promete uma vida prospera “materialista” levando o homem à ganância pelos bens materiais. Vejamos o que Jesus diz:
“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam” – Mateus 6:19-20.
“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundancia dos bens que ele possui.” – Lucas 12:15.

Vejamos alguns exemplos de praticas pagãs nas denominações que utilizam a teologia da prosperidade. 1. As reuniões enfatizam um tema diferente em cada dia da semana. Os domingos e quartas-feiras se concentram no crescimento cristão e encontros com o Espírito Santo, enquanto que os outros dias são para atrair os novatos, mas os membros também podem participar. 2. As reuniões das segundas-feiras tem como foco a prosperidade financeira. Os participantes nesse dia são, na maioria, desempregados, pessoas frustradas com suas finanças pessoais e carreiras alem de empresários que desejam progredir e manter o seu sucesso, o encontro é chamado de “Reunião da Nação dos 318”. 3. As reuniões das terças-feiras, chamada “sessões de descarrego”, tem como prioridade a saúde ao libertar os participantes ou seus entes queridos das forças do maligno que inibem seu desenvolvimento físico, mental e o emocional. 4. Reuniões da quinta-feira são relacionadas à família, eles buscam resolver problemas de felicidade no lar ou alguém da família que está precisando de ajuda. 5. As reuniões das sextas-feiras são dedicadas à libertação. Nesse dia pastores e obreiros exorcizam demônios de todos os tipos. O dia da sexta-feira é escolhido para sua “corrente da libertação” porque os centros de umbanda realizam um importante ritual no mesmo dia da semana. As reuniões das terças-feiras “sessões de descarrego” também possui correlação com a umbanda. Nessas reuniões especificas, os pastores combatem, ordenam e expulsam demônios. Os nomes dos demônios são associados a entidades afro-brasileiras. 6. Aos sábados são realizadas duas reuniões, a “Terapia do Amor” atrai solteiros com o propósito de encontrar um cônjuge. Uma segunda reunião trata das causas impossíveis, ou seja, situações difíceis de serem resolvidas, como finanças, família, saúde ou sentimentos que só o Senhor pode resolver. A abordagem é semelhante à tradição de Santo Expedito, famoso em resolver causas impossíveis.
Essas denominações têm crescido de forma impressionante, tanto em quantidade de igrejas, de participantes, principalmente na parte financeira e bens materiais.

4.    Visitas a Igrejas

Igreja internacional da Graça de Deus - em maio de 2010 visitei esta igreja e ao entrar no templo avistei uma caverna, construída no altar denominado de “A GRUTA DOS MILAGRES”, tendo como base o livro de João 11:25. Existia uma porta de entrada e outra de saída, a pessoa que entrasse na gruta deixaria ali todo o mal que existia sobre ela, e ao sair ficava limpo, purificados. Essa prática acontecia aos domingos.
O culto iniciou com uma oração, logo após começou o louvor com as canções “restitui e quero ver a mão do senhor tocar em teu viver”. Em seguida o ministro da graça tomou a palavra, dando continuidade ao culto convidando todos os fieis para se aproximarem do altar, trazendo os seus pertenceis, tais como: bolsa, receita médica, camisa, calça e outros pertences para que fosse feita uma oração de cura e libertação (expulsar demônios) e durante esse processo de cura e libertação foi entoado um louvor mais ou menos assim:

“Quem crer em cristo maravilha faz, cura as doenças e expulsa satanás, sai, sai, sai satanás em nome de Jesus...”.

Em seguida o pastor contou uma história que tinha retirado um tumor localizado na nuca de uma pessoa, e após a oração ele escutou um sopro e o tumor desapareceu. O tema da pregação era “PROVISÃO DIVINA”, representado por uma miniatura de uma “PANELA DE BARRO” acompanhada de um saquinho de farinha ou azeite, ou seja, uma sexta-feira com a farinha e na outra sexta-feira com o azeite que eram entregue pelo pastor. Algumas pessoas que já tinha recebido a panela de barro e alcançaram os seus pedidos foram convidadas para dar testemunho, por exemplo:

“Uma senhora Falou que o seu filho estava desempregado e ela tinha feito o que ministro da graça (pastor) tinha lhe ensinado. Pegou a panela de barro que tinha recebido (da igreja) na semana anterior junto com a farinha, colocou a farinha na comida do seu filho e panelinha ao lado do prato. Após ter almoçado ele levantou e disse para sua mãe que ia à casa do seu irmão. De volta para casa falou para a sua mãe que o seu irmão tinha lhe dado um dinheiro e que tinha conseguido um emprego para ele, o pastor falou que o milagre foi atribuído a panela de barro, que representa provisão”.

Após o testemunho, mais louvor com uma marchinha que dizia:

 “Jesus é bom, é bom até demais pra quem agradecer as obras que ele faz. quem crer em cristo maravilha faz, não adianta satanás que você não vai vencer que o nome de Jesus tem poder. aquela doença que você fez pra mim Jesus cristo foi à frente...”.
Encerrando a música o pastor ofereceu a ”panela de barro” para quem ainda não tinham recebido dizendo que era o símbolo da provisão, acompanha por um saco de farinha para que não faltasse provisão na nossa casa. O pastor dizia que a Fé é um instrumento que Deus honra, ou seja, ele estava se referindo a panela de barro que seria o instrumento da fé (1Reis 17:12), Deus materializa o que está escrito, e tem que ser provido em áreas diferentes da vida das pessoas como: saúde, problemas sentimentais, financeiro, provisão e outros. O pastor pedia para que as pessoas fizesse um pedido a Deus e após o pedido teria que vir aos cultos durante doze sextas-feiras sem interromper, para que o pedido fosse atendido.
Em seguida ele pediu os envelopes dos dízimos para as pessoas que tinham levado na semana passada foram recolhidos. Houve mais testemunhos sobre a panela de barro. Chegou a ora das ofertas, o pastor falou: “agora abram as suas bolsas e deem suas ofertas, pode ser de R$ 100,00, R$ 50,00, R$ 20,00 ou R$ 10,00”, falando quem dá mais é uma prova de que está crescendo, se você for uma pessoa medrosa não vai conseguir nada, não tenha medo de ofertar, depois de muita insistência ele disse: quem não puder dá hoje não tem problema, com tanto que tragam no domingo, para pagar a rede de TV. Tragam pelo menos R$ 23,00, que representa o Salmo 23.
O pastor continuou falando que todos nós somos iguais, que até Moisés acordava com mau hálito. Ele quis dizer que Moisés era igual a todo mundo. Em seguida ele falou que o espírito pegou todo aprendizado dos profetas e colocou em nossas vidas. Foi dito também que “O pulo do gato” de uma vida está nas escrituras 1Crônicas 28:9 – primeiro você tem que conhecer a Deus, mais para isso você tem vir com frequência as reuniões.Servir com o coração perfeito e espírito voluntário sem mentiras. Deus não aceita um coração defeituoso. E continuou falando, se nós andarmos com Deus, ficar perto Dele, você vai ter sempre dinheiro, e deu como exemplo seu filho: Se o meu filho ficar perto de mim, ele vai ganhar dinheiro, sim porque o meu filho não tem R$ 100,00 (cem reais), mais se estiver comigo (perto), vai ganhar brinquedos, um lanchinho e dinheiro.
Continuou falando, se você buscar a Deus Ele acha você. Deus te escolheu e você tem que se esforçar, você tem uma missão, limpar o seu nome. Este foi o pulo do gato que Davi deu para o seu filho Salomão. Em outras palavras o povo teria que se esforçar para dar dinheiro a igreja.
A oração final, o pastor pediu que todos repetissem a oração: “Eu confio no deus do pastor, conheça o deus do pai, nós precisamos do deus do pastor, venha na minha vida, volta hoje”. Para finalizar o pastor orou para que haja provisão na casa dos fieis, orou para que Deus abra as portas da prosperidade.
Igreja Universal do Reino de Deus - certo dia fomos convidados para assistir um culto e ficamos horrorizados com a postura do pastor, e como ele conduzia o culto, se é que podemos chamar de culto (estava mais para uma lavagem cerebral), sempre pedindo dinheiro, quantias perto de mil reais, e iam baixando até chegar ao ponto de pedirem R$ 1,00 (hum real). De repente ouvimos uma pancada no púlpito (um murro) e um grito de revolta do pastor falando a igreja: “vocês são uns incrédulos, a sua fé é medida pelo tamanho da sua oferta...”. Os obreiros, eram homens fortes de aproximadamente 1,90 metros, ficavam olhando para os visitantes de braços cruzados como se estivesse intimidando as pessoas, no final do culto o pastor saiu sem se despedir da igreja.

5.        Denominações no Brasil

A Igreja Universal do Reino de Deus, que ganhou maior aceitação dentro de movimento carismático durante a década de 1990 atualmente, segundo dados do censo de 2010, a sexta maior igreja cristã do Brasil, que professa a doutrina.
Também se destaca no país a Igreja Mundial do Poder de Deus que, com 315 mil fiéis, apareceu pela primeira vez no censo. Há também, entre as igrejas seguidoras da doutrina, a Internacional da Graça de Deus e a Renascer em Cristo, essas igrejas praticamente lideram aqui no Brasil.
Segundo o censo de 2010, a maioria dos seguidores do movimento pentecostal no Brasil – onde estão incluídos os seguidores das igrejas que professam a teologia da prosperidade – são mulheres, residentes de áreas urbanas, de 30 a 49 anos de idade, de cor parda, com ensino fundamental incompleto e com rendimento médio de até três salários mínimos.

6.    Conclusão

O assunto abordado neste trabalho é mostrar a origem da teologia da prosperidade, seus ensinamentos, seus lideres, as igrejas que praticam esse tipo de doutrina, suas práticas pagãs e as criticas feitas por lideres de outras denominações. A finalidade maior é mostrar a falta de caráter dos lideres dessas denominações, que usam a palavra de Deus sem nenhum temor, apenas com a finalidade de tirar dinheiro das pessoas que frequentam essas igrejas.
A elaboração desse trabalho foi muito importante, nos deu mais conhecimento através das pesquisas realizadas, as quais nos trouxeram informações que antes não era do nosso conhecimento.

   

REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada / Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Bledsoe, David Allen. Movimento neopentecostal Brasileiro: IURD: um estudo de caso / David Allen Bledsoe. São Paulo: Hagnos. 2012.


Consulta a Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário