Práticas
pagãs e a Teologia da Prosperidade
Rogério Lima
Cursando Bacharel em Teologia
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a existência das praticas pagãs
nas denominações que utilizam a doutrina da prosperidade, suas origens, seus
fundamentos, as criticas, testemunhos de pessoas que já frequentaram e
participaram de reuniões nas igrejas que adotam este sistema, exemplos,
propostas, textos bíblicos usados como referencia para suas praticas, Reuniões
com temas diferentes para cada dia da semana, O que acontece em cada reunião.
Palavras-chave:
Prosperidade.
Denominações. Praticas. Pagãs. Igreja. Reunião. Origem.
Introdução:
Este
trabalho fala sobre as praticas pagãs e a teologia da prosperidade, que existe
em comum entre si. A origem, as críticas feitas à teologia da prosperidade, as
práticas e algumas denominações que fazem o uso dessas práticas. Foram
utilizadas algumas ferramentas para pesquisas tais como: Internet, Livros, Bíblia,
etc.
1.
Origem
Foi a partir dos anos
1950 que a Teologia da Prosperidade ganhou destaque durante os avivamentos de
cura chamado de “healing revivals” nos Estados Unidos. Alguns especialistas
associaram as suas origens ao Movimento Novo Pensamento, movimento
espiritual que eclodiu nos Estados Unidos no final do século XIX enfatizando nas
crenças metafísicas.
Os ensinamentos da
teologia da prosperidade ganharam mais destaque no movimento Palavra da Fé no
televagelismo dos anos 1980. Em meados dos anos 1990 e 2000 foi adotada por
líderes influentes do Movimento Carismático, sendo promovida por missionários
cristãos em todo o mundo, e obrigando à construção de grandes igrejas para
atender a demanda de fiéis ao movimento. Alguns Líderes notáveis no
desenvolvimento da teologia da prosperidade incluem E. W. Kenyon,
Oral Roberts,
T. L. Osborn
e Kenneth Hagin.
Conhecida também como
Evangelho da Prosperidade, baseada em interpretações não tradicionais da Bíblia
como um contrato entre Deus e os humanos – se os humanos tiverem fé em Deus,
Ele irá cumprir suas promessas de segurança e prosperidade. É uma doutrina
religiosa cristã que defende que a benção financeira é o desejo de Deus para os
cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios
cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel.
A doutrina enfatiza a
importância da inclusão pessoal, propondo que é da vontade de Deus ver seu povo
feliz. A expiação (reconciliação com Deus) é interpretada de forma a
incluir o alívio das doenças e da pobreza, que são vistas como maldições a
serem quebradas pela fé.
As igrejas nas quais o
evangelho da prosperidade é ensinado são geralmente não-denominacionais e
usualmente dirigidas por um único pastor ou líder, apesar de que algumas
desenvolveram redes que se assemelham a denominações. Algumas igrejas dedicam um longo
tempo aos ensinamentos sobre o dízimo,
o discurso positivo e a fé. Igrejas da prosperidade geralmente ensinam sobre
responsabilidade financeira, apesar de que alguns jornalistas e acadêmicos têm
criticado seus conselhos nessa área como enganosos.
2.
Criticas
A teologia da
prosperidade tem sido criticada por líderes dos movimentos pentecostal
e carismático, assim como de outras denominações cristãs. Eles argumentam que
ela é irresponsável, promove a idolatria e é contrária às escrituras. Alguns críticos
argumentam que a teologia da prosperidade cultua organizações autoritárias,
onde os líderes controlam as vidas dos membros.
A doutrina tem seu
sucesso atribuído, na Coreia do Sul, às semelhanças com a cultura
xamanista tradicional (termo
genericamente usado em referência a práticas etnomédicas, mágicas, religiosas
e filosóficas, envolvendo cura, transe, supostas metamorfoses e contato direto
entre corpos e espíritos de outros xamãs, de seres míticos, de animais, dos
mortos, etc).
No Ocidente, a teologia da prosperidade tem atraído seguidores das classes
média e baixa e tem seu sucesso ligado às semelhanças com o fenômeno do culto à carga,
à religiosidade tradicional africana
e à teologia da libertação das igrejas
afro-americanas.
3.
Práticas
As igrejas que pregam a
Teologia da Prosperidade na verdade fazem uma mistura de protestantismo,
catolicismo e religiões afro-brasileiras, muitos afirmam que essas igrejas não
passam de um terreiro de macumba evangélico.
Essas denominações
adotaram em seus cultos ritos católicos tais como: novenas, ramos, água benta,
procissão e outras práticas de religiões afro-brasileiras com seus ritos: fita,
rosa ungida, peixe orado, sabonete do descarrego, espada de são Jorge, enxofre,
sal grosso, desmanche de trabalhos, invocação de espíritos da umbanda e
candomblé (exu, pomba-gira, caboclo, guias, tranca-rua e outras entidades).
Muitas vezes ouvimos
testemunhos de pessoas que frequentam ou frequentaram essas denominções
colocando sempre a pessoa de Jesus em último plano, exaltando a denominação e
não a Jesus. Nos testemunhos das pessoas escutamos sempre os mesmos discursos
como: “quando eu fui para a igreja a minha vida mudou, abri o meu próprio negócio,
comprei a minha casa própria, fiz uma piscina, sou empresário, comprei um sofá
novo, etc.”. Jesus fica sempre em último plano.
"Porque
há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus,
homem" – 1Timóteo 2:5.
“Respondeu-lhe
Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por
mim" - João14:6.
Podemos observar
algumas práticas que só são vistas dentro dos terreiros de umbanda, macumba e
candomblé, aonde as pessoas são levadas por corredores enormes e muitas vezes
ajoelhadas e arrastadas, para interrogatórios aonde o suposto espírito
possuidor fala e esbraveja enquanto é interrogado.
A palavra de Deus nos
diz em João 8:44 - O diabo e seus demônios são mentirosos e neles não há
verdade e que nos últimos dias esses espíritos falariam e ensinariam mentiras,
por esse motivo qualquer movimento religioso que dá muita ênfase no que dizem
os espíritos satânicos, é uma prática perigosa e antibíblica, vejamos o que nos
diz as Escrituras Sagradas (Bíblia):
“Ora,
o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da
fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.”
- 1Timóteo 4:1.
Muitas vezes nos cultos
evangélicos, os pregadores da libertação chegam a invocar demônios para que se
manifestem, ordenando-os a se manifestarem chamando cada um pelos nomes. Eles utilizam
uma relação de nomes de orixás da umbanda e do candomblé, parecendo ser uma
reunião para invocação aos demônios.
Esse tipo de conduta
não é encontrado na Bíblia, nem Jesus nem os discípulos mandaram os demônios se
manifestarem. Os relatos Bíblicos mostram que as manifestações foram
espontâneas (Marcos 1:23,24; 3:11). Muitas
vezes os demônios se manifestavam na presença de Jesus. Quando o cristão está
em Cristo Jesus o inimigo fica incomodado, porque sabe que não pode tocar no
servo do Senhor Jesus.
O apóstolo Paulo já
percebia essa tendência mercadológica e para combatê-la, usou uma palavra
“simonia” – que significa a venda de favores divinos, bênçãos, cargos
eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas,
objetos ungidos, etc. em troca de dinheiro. É o ato de pagar por sacramentos e
consequentemente por cargos eclesiásticos ou posições na hierarquia da igreja,
ou seja, falsificar ou mercadejar a Palavra de Deus. Alguns textos bíblicos
refutam o evangelho da prosperidade, que promete uma vida prospera “materialista”
levando o homem à ganância pelos bens materiais. Vejamos o que Jesus diz:
“Não
acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem
corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros
no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam”
– Mateus 6:19-20.
“Então,
lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque
a vida de um homem não consiste na abundancia dos bens que ele possui.”
– Lucas 12:15.
Vejamos alguns exemplos
de praticas pagãs nas denominações que utilizam a teologia da prosperidade. 1. As reuniões enfatizam um tema
diferente em cada dia da semana. Os domingos e quartas-feiras se concentram no
crescimento cristão e encontros com o Espírito Santo, enquanto que os outros
dias são para atrair os novatos, mas os membros também podem participar. 2. As reuniões das segundas-feiras tem
como foco a prosperidade financeira. Os participantes nesse dia são, na
maioria, desempregados, pessoas frustradas com suas finanças pessoais e
carreiras alem de empresários que desejam progredir e manter o seu sucesso, o encontro
é chamado de “Reunião da Nação dos 318”.
3. As reuniões das terças-feiras, chamada
“sessões de descarrego”, tem como
prioridade a saúde ao libertar os participantes ou seus entes queridos das
forças do maligno que inibem seu desenvolvimento físico, mental e o emocional. 4. Reuniões da quinta-feira são
relacionadas à família, eles buscam resolver problemas de felicidade no lar ou
alguém da família que está precisando de ajuda. 5. As reuniões das sextas-feiras são dedicadas à libertação. Nesse
dia pastores e obreiros exorcizam demônios de todos os tipos. O dia da
sexta-feira é escolhido para sua “corrente da libertação” porque os centros de
umbanda realizam um importante ritual no mesmo dia da semana. As reuniões das
terças-feiras “sessões de descarrego”
também possui correlação com a umbanda. Nessas reuniões especificas, os
pastores combatem, ordenam e expulsam demônios. Os nomes dos demônios são
associados a entidades afro-brasileiras. 6.
Aos sábados são realizadas duas reuniões, a “Terapia do Amor” atrai solteiros com o propósito de encontrar um
cônjuge. Uma segunda reunião trata das causas impossíveis, ou seja, situações
difíceis de serem resolvidas, como finanças, família, saúde ou sentimentos que
só o Senhor pode resolver. A abordagem é semelhante à tradição de Santo
Expedito, famoso em resolver causas impossíveis.
Essas denominações têm
crescido de forma impressionante, tanto em quantidade de igrejas, de
participantes, principalmente na parte financeira e bens materiais.
4.
Visitas
a Igrejas
Igreja internacional da
Graça de Deus - em maio de 2010 visitei esta igreja e ao entrar no templo
avistei uma caverna, construída no altar denominado de “A GRUTA DOS MILAGRES”,
tendo como base o livro de João 11:25. Existia uma porta de entrada e outra de
saída, a pessoa que entrasse na gruta deixaria ali todo o mal que existia sobre
ela, e ao sair ficava limpo, purificados. Essa prática acontecia aos domingos.
O culto iniciou com uma
oração, logo após começou o louvor com as canções “restitui e quero ver a mão
do senhor tocar em teu viver”. Em seguida o ministro da graça tomou a palavra,
dando continuidade ao culto convidando todos os fieis para se aproximarem do
altar, trazendo os seus pertenceis, tais como: bolsa, receita médica, camisa,
calça e outros pertences para que fosse feita uma oração de cura e libertação
(expulsar demônios) e durante esse processo de cura e libertação foi entoado um
louvor mais ou menos assim:
“Quem crer em cristo maravilha faz,
cura as doenças e expulsa satanás, sai, sai, sai satanás em nome de Jesus...”.
Em seguida o pastor
contou uma história que tinha retirado um tumor localizado na nuca de uma
pessoa, e após a oração ele escutou um sopro e o tumor desapareceu. O tema da
pregação era “PROVISÃO DIVINA”, representado por uma miniatura de uma “PANELA
DE BARRO” acompanhada de um saquinho de farinha ou azeite, ou seja, uma
sexta-feira com a farinha e na outra sexta-feira com o azeite que eram entregue
pelo pastor. Algumas pessoas que já tinha recebido a panela de barro e
alcançaram os seus pedidos foram convidadas para dar testemunho, por exemplo:
“Uma senhora Falou que o seu filho
estava desempregado e ela tinha feito o que ministro da graça (pastor) tinha
lhe ensinado. Pegou a panela de barro que tinha recebido (da igreja) na semana
anterior junto com a farinha, colocou a farinha na comida do seu filho e
panelinha ao lado do prato. Após ter almoçado ele levantou e disse para sua mãe
que ia à casa do seu irmão. De volta para casa falou para a sua mãe que o seu
irmão tinha lhe dado um dinheiro e que tinha conseguido um emprego para ele, o
pastor falou que o milagre foi atribuído a panela de barro, que representa provisão”.
Após o testemunho, mais louvor com uma
marchinha que dizia:
“Jesus
é bom, é bom até demais pra quem agradecer as obras que ele faz. quem crer em
cristo maravilha faz, não adianta satanás que você não vai vencer que o nome de
Jesus tem poder. aquela doença que você fez pra mim Jesus cristo foi à
frente...”.
Encerrando a música o pastor
ofereceu a ”panela de barro” para quem ainda não tinham recebido dizendo que
era o símbolo da provisão, acompanha por um saco de farinha para que não
faltasse provisão na nossa casa. O pastor dizia que a Fé é um instrumento que
Deus honra, ou seja, ele estava se referindo a panela de barro que seria o
instrumento da fé (1Reis 17:12), Deus materializa o que está escrito, e tem que
ser provido em áreas diferentes da vida das pessoas como: saúde, problemas
sentimentais, financeiro, provisão e outros. O pastor pedia para que as pessoas
fizesse um pedido a Deus e após o pedido teria que vir aos cultos durante doze
sextas-feiras sem interromper, para que o pedido fosse atendido.
Em seguida ele pediu os
envelopes dos dízimos para as pessoas que tinham levado na semana passada foram
recolhidos. Houve mais testemunhos sobre a panela de barro. Chegou a ora das
ofertas, o pastor falou: “agora abram as suas bolsas e deem suas ofertas, pode ser
de R$ 100,00, R$ 50,00, R$ 20,00 ou R$ 10,00”, falando quem dá mais é uma prova
de que está crescendo, se você for uma pessoa medrosa não vai conseguir nada,
não tenha medo de ofertar, depois de muita insistência ele disse: quem não
puder dá hoje não tem problema, com tanto que tragam no domingo, para pagar a
rede de TV. Tragam pelo menos R$ 23,00, que representa o Salmo 23.
O pastor continuou
falando que todos nós somos iguais, que até Moisés acordava com mau hálito. Ele
quis dizer que Moisés era igual a todo mundo. Em seguida ele falou que o espírito
pegou todo aprendizado dos profetas e colocou em nossas vidas. Foi dito também
que “O pulo do gato” de uma vida
está nas escrituras 1Crônicas 28:9 – primeiro você tem que conhecer a Deus,
mais para isso você tem vir com frequência as reuniões.Servir com o coração
perfeito e espírito voluntário sem mentiras. Deus não aceita um coração
defeituoso. E continuou falando, se nós andarmos com Deus, ficar perto Dele,
você vai ter sempre dinheiro, e deu como exemplo seu filho: Se o meu filho
ficar perto de mim, ele vai ganhar dinheiro, sim porque o meu filho não tem R$
100,00 (cem reais), mais se estiver comigo (perto), vai ganhar brinquedos, um
lanchinho e dinheiro.
Continuou falando, se
você buscar a Deus Ele acha você. Deus te escolheu e você tem que se esforçar,
você tem uma missão, limpar o seu nome. Este foi o pulo do gato que Davi deu
para o seu filho Salomão. Em outras palavras o povo teria que se esforçar para
dar dinheiro a igreja.
A oração final, o
pastor pediu que todos repetissem a oração: “Eu confio no deus do pastor,
conheça o deus do pai, nós precisamos do deus do pastor, venha na minha vida,
volta hoje”. Para finalizar o pastor orou para que haja provisão na casa dos
fieis, orou para que Deus abra as portas da prosperidade.
Igreja Universal do
Reino de Deus - certo dia fomos convidados para assistir um culto e ficamos
horrorizados com a postura do pastor, e como ele conduzia o culto, se é que
podemos chamar de culto (estava mais para uma lavagem cerebral), sempre pedindo
dinheiro, quantias perto de mil reais, e iam baixando até chegar ao ponto de
pedirem R$ 1,00 (hum real). De repente ouvimos uma pancada no púlpito (um
murro) e um grito de revolta do pastor falando a igreja: “vocês são uns incrédulos, a sua fé é medida pelo tamanho da sua
oferta...”. Os obreiros, eram homens fortes de aproximadamente 1,90 metros,
ficavam olhando para os visitantes de braços cruzados como se estivesse
intimidando as pessoas, no final do culto o pastor saiu sem se despedir da
igreja.
5.
Denominações
no Brasil
A Igreja Universal do
Reino de Deus, que ganhou maior aceitação dentro de movimento carismático
durante a década de 1990 atualmente, segundo dados do censo de 2010, a sexta
maior igreja cristã do Brasil, que professa a doutrina.
Também se destaca no
país a Igreja Mundial do Poder de Deus que, com 315 mil fiéis, apareceu pela
primeira vez no censo. Há também, entre as igrejas seguidoras da doutrina, a
Internacional da Graça de Deus e a Renascer em Cristo, essas igrejas praticamente
lideram aqui no Brasil.
Segundo o censo de
2010, a maioria dos seguidores do movimento pentecostal no Brasil – onde estão
incluídos os seguidores das igrejas que professam a teologia da prosperidade –
são mulheres, residentes de áreas urbanas, de 30 a 49 anos de idade, de cor
parda, com ensino fundamental incompleto e com rendimento médio de até três
salários mínimos.
6.
Conclusão
O assunto abordado neste
trabalho é mostrar a origem da teologia da prosperidade, seus ensinamentos,
seus lideres, as igrejas que praticam esse tipo de doutrina, suas práticas
pagãs e as criticas feitas por lideres de outras denominações. A finalidade
maior é mostrar a falta de caráter dos lideres dessas denominações, que usam a
palavra de Deus sem nenhum temor, apenas com a finalidade de tirar dinheiro das
pessoas que frequentam essas igrejas.
A elaboração desse trabalho
foi muito importante, nos deu mais conhecimento através das pesquisas
realizadas, as quais nos trouxeram informações que antes não era do nosso conhecimento.
REFERÊNCIAS
BÍBLIA,
Português. A Bíblia Sagrada / Traduzida em português por João Ferreira de
Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do
Brasil, 1993.
Bledsoe, David
Allen. Movimento neopentecostal Brasileiro: IURD: um estudo de caso / David
Allen Bledsoe. São Paulo: Hagnos. 2012.
Consulta
a Internet.
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